Todo negócio para prosperar exige estratégia e um bom planejamento. E neste conteúdo exclusivo da CPA Prime Finanças você vai aprender a importância de um Planejamento Financeiro Empresarial e como criar um do zero. Leia o artigo na íntegra!
Planejamento Financeiro Empresarial: o que é, afinal?
De forma simplificada, chamamos de planejamento financeiro empresarial o documento elaborado com a finalidade de direcionar todas as decisões que envolvem as finanças do negócio, atuando como uma espécie de “guia” para o desenvolvimento da empresa.
Vamos utilizar como exemplo as finanças pessoais. Quando recebemos nosso pagamento e não controlamos quanto dele será gasto para pagar contas, investir e poupar, nossa vida financeira fica fora de controle. E se algum imprevisto acontecer, não teremos qualquer reserva que vá garantir a nossa estabilidade nos próximos meses, até que tudo se reequilibre.
Uma empresa sem planejamento financeiro passa pelo mesmo problema e numa dimensão muito maior, já que a falta de organização nesse cenário pode representar prejuízos enormes como baixo faturamento, desligamento de colaboradores e, em último caso, falência. Por isso, adotar um planejamento financeiro empresarial é algo imprescindível a qualquer organização, independentemente de seu porte ou segmento.
A ferramenta leva em conta as estimativas de faturamento do negócio, metas de curto, médio e a longo prazo e quais estratégias serão aplicadas para alcança-las. Sendo assim, toda organização necessita de um planejamento financeiro empresarial para se desenvolver.
Qual a importância do Planejamento Financeiro Empresarial?
É impensável para uma empresa crescer de forma saudável sem um planejamento financeiro. De acordo com o Sebrae, 29% dos microempreendedores individuais (MEIs) encerram suas atividades ainda nos cinco primeiros anos, seguidos das microempresas (ME) com 21% e depois empresas de pequeno porte (EPP), sendo 17% desse total motivados pela falta de planejamento em suas atividades.
Passo a passo pra criar um planejamento financeiro empresarial
Agora que ficou claro o que é e qual sua relevância para o negócio, você vai aprender como criar essa ferramenta na prática. Preparado(a)? Vamos lá!
Estabeleça metas
É impossível pensar em planejamento sem ter clareza sobre quais os objetivos da organização. Por isso, coloque no papel quais metas da empresa a curto, médio e longo prazos.
Analise o contexto financeiro atual do negócio
Para saber quais estratégias adotar para alcançar o resultado desejado, é necessário ter clareza do momento atual.
Assim, é preciso fazer o levantamento de várias informações financeiras relevantes como contas a pagar e receber, contratos com fornecedores, indicadores de todos os departamentos para analisar possíveis falhas de gestão e identificar pontos de melhorias e redução de custos.
Leve em conta diferentes cenários financeiros
Uma empresa com visão estratégica deve estar preparada para enfrentar os mais variados cenários econômicos. Isso é fundamental para saber lidar com imprevistos que possam surgir a qualquer momento.
Então, crie planos de ação que levem em conta cada uma das três possibilidades: uma otimista, uma realista e uma pessimista. Assim, a empresa terá recursos para lidar com todos os cenários.
Viu como uma ferramenta como o Planejamento Financeiro Empresarial é crucial para a saúde financeira de qualquer empresa? E a CPA Prime Finanças pode te ajudar a implementar o seu. Entre em contato agora e fale com o nosso time de especialistas!