agosto 21, 2023

Antecipação de Recebíveis: como obter?

antecipação de recebíveis

Quem é empreendedor está buscando estratégias para otimizar o desenvolvimento de sua empresa encontra na antecipação de recebíveis uma boa alternativa. Mas você sabe o que esse procedimento significa, em quais situações pode ser realizado e os benefícios que proporciona ao negócio? Entenda neste conteúdo da CPA Prime Finanças. 

O que é Antecipação de Recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um processo pelo qual uma empresa vende seus direitos sobre pagamentos futuros (recebíveis) a uma instituição financeira ou empresa especializada em troca de um adiantamento de dinheiro imediato. Isso permite que a organização obtenha acesso antecipado aos fundos que normalmente receberia em dados futuros.

Na prática, isso quer dizer que é possível receber de forma antecipada vendas que foram fechadas em parcelas (a prazo). A estratégia ajuda a empresa a estabilizar seu fluxo de caixa, uma vez que essa injeção de capital pode ser utilizada de diversas maneiras como investimentos ou quitação de dívidas, por exemplo.

Antecipação de recebíveis: como obter?

Como o próprio nome sugere, no processo de antecipação de recebíveis, a empresa recebe antes do previsto um valor já pertencente a ela. O processo pode ser realizado através de solicitação ao banco ou outra operadora financeira. As NFs das operações que a empresa visa receber são selecionadas e, posteriormente, a instituição financeira realiza o pagamento. Algumas delas exigem pagamentos de taxas por essa antecipação, mas não todas.

Empresas que tenham alto faturamento, muitas vezes, são beneficiadas com isenção dessas taxas. Mas vale consultar a política adotada pelo seu banco antes de solicitar. Isso porque quanto mais altos os montantes e períodos de antecipação, também maiores as taxas de juros. Assim, a estratégia de antecipação de recebíveis é mais interessante para recebimento de valores a curto prazo.  

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis?

Facilidade na contratação

O processo é menos burocrático do que um pedido de empréstimo, uma vez que para o banco, o risco de não receber é menor.

Não há necessidade de recorrer a financiamentos ou empréstimos

Ainda sobre a diferença entre essas duas modalidades e a antecipação de recebíveis, nesta última a empresa compromete menos a saúde financeira da empresa a longo prazo. Já que a estratégia é mais utilizada em caráter emergencial e as taxas são muito menores que aquelas aplicadas a empréstimos e financiamentos.

Maior liquidez

O resgate de valores para o caixa de sua empresa ocorre em pouco tempo, o que representa maior liquidez.

Gostou deste post? Então, continue por dentro de notícias e conteúdos sobre finanças, negócios e gestão empresarial acessando os conteúdos da CPA Prime Finanças.