novembro 13, 2023

Conciliação bancária: qual a importância para a sua empresa?

O controle minucioso das finanças é um dos pilares de qualquer negócio de sucesso e, claro, é uma tarefa que demanda muita atenção. Muitas vezes, as empresas podem enfrentar problemas quando acontecem erros no controle interno da empresa ou inconsistências de dados, por exemplo. E para evitar tudo isso, a conciliação bancária surge como uma excelente medida. Saiba mais sobre ela aqui neste conteúdo da CPA Prime Finanças.

O que é a conciliação bancária?

A conciliação bancária consiste, basicamente, em um processo de gestão financeira que demanda a comparação entre as movimentações registradas no extrato da conta corrente da sua empresa com o controle financeiro interno. Você vai pegar tudo o que entrou e saiu da conta, comparar com o extrato bancário do período em questão e investigar se há alguma diferença entre os números. 

Além disso, a conciliação bancária permite a identificação de fraudes internas, valores não compensados, lançamentos incorretos e compras canceladas, por exemplo. A organização ainda consegue aprimorar o seu planejamento e melhorar a previsão de fluxo de caixa. Percebeu como um processo simples consegue ser primordial para a saúde financeira de qualquer empresa?

Como fazer uma conciliação bancária?



Em primeiro lugar, cabe ressaltar que o passo a passo para fazer uma conciliação bancária não é nenhum bicho de sete cabeças, mas exige um olhar minucioso e a atuação de profissionais com expertise no assunto a fim de proporcionar a excelência que o negócio necessita. Por isso, te mostraremos aqui como trilhar este caminho em algumas linhas gerais:

Registro todas as movimentações diárias



É imprescindível fazer um registro diário de todas as entradas e saídas nas contas bancárias da empresa, o que inclui tarifas e juros, pagamento de salários, impostos e fornecedores, por exemplo;

Verificação de saldos

Com frequência, a empresa deve conferir os saldos iniciais e finais do controle interno para verificar se eles estão de acordo com os saldos do extrato bancário;

Análise de detalhes dos lançamentos

Além de prestar atenção aos saldos, é preciso ficar de olho se todas as datas correspondem com as que foram registradas pelo controle interno. Assim, a empresa evita multas por atraso, por exemplo;

Correção rápida em casos de diferenças

Se a empresa constatar qualquer divergência de valores, o ideal é que ela corrija todas as diferenças no controle interno. E claro, é essencial armazenar todos os comprovantes de pagamentos, notas fiscais, boletos e extratos bancários.

Viu como a saúde financeira de qualquer empresa demanda cuidados que só a CPA Prime Finanças pode oferecer? Prestamos todos os serviços que envolvem um departamento financeiro e administrativo de forma prática e por um custo muito menor, além de disponibilizar outras facilidades como consultoria de investimentos e empréstimos. Clique aqui para entrar em contato conosco!