Como empreendedor, você certamente sabe que os resultados financeiros do seu negócio são afetados por diversos fatores, inclusive externos, sobre os quais não temos nenhum controle. Com isso, o grande desafio na gestão empresarial é ter uma ágil percepção do cenário desfavorável e ser capaz de avaliar racionalmente a situação financeira da empresa. E uma das formas é sabendo gerenciar de forma adequada o ciclo operacional e financeiro, fatores que estão diretamente associados à rentabilidade do negócio. Vamos entender melhor como funciona esse processo neste conteúdo da CPA Prime Finanças.
Qual a importância do Ciclo Operacional e Financeiro?
Os dois aspectos estão intrinsecamente relacionados e exercem um papel crucial na boa gestão financeira de uma empresa. Veja a seguir qual a definição de cada um deles e de que maneira afetam os resultados do negócio.
Ciclo Operacional
Corresponde à junção de todos os acontecimentos associados a uma operação empresarial (desde a aquisição de matérias-primas, passando pelo processo produtivo, depois pelas vendas do produto finalizado e o lucro obtido através dessas vendas).
Em outras palavras, o ciclo operacional engloba todas as etapas operacionais desde o começo da produção até o lucro pela venda. Fazem parte desse ciclo as seguintes etapas:
– Compra de matérias-primas ou insumos.
– Processo produtivo.
– Estoque dos produtos produzidos.
– Vendas.
– Receita.
Ciclo Financeiro
Já o ciclo financeiro tem mais a ver com o tempo que envolve o pagamento de fornecedores até o recebimento dos valores dos produtos vendidos. Assim, quanto maior o prazo para pagar os fornecedores, mais a empresa terá fôlego e menor será o seu ciclo financeiro. Com um ciclo financeiro eficiente, o negócio passa a depender menos das taxas de juros bancários, por exemplo.
Qual a ligação entre os Ciclos Operacional e Financeiro?
É a diferença entre o ciclo operacional e o ciclo financeiro que determina se a empresa terá capital de giro positivo ou negativo. Existem dois cenários mais recorrentes:
- Se o ciclo operacional for mais curto do que o ciclo financeiro, então a empresa terá capital de giro positivo. Isso significa que o negócio recebe dinheiro dos clientes antes de precisar pagar fornecedores e suas outras obrigações. Esse é um cenário vantajoso para a empresa, já que ela pode utilizar os recursos dos fornecedores e clientes para financiar suas operações.
- Já quando o ciclo operacional é mais extenso que o ciclo financeiro, a empresa terá capital de giro negativo, o que pode resultar em desafios financeiros, uma vez que será necessário pagar fornecedores antes de receber o dinheiro de clientes.
Saber gerenciar com eficiência o ciclo operacional e financeiro é crucial para garantir a estabilidade financeira de um negócio e otimizar as suas operações. E a CPA Prime Finanças, especialista em BPO financeiro, vai te ajudar nesse processo. Entre em contato conosco pelo site e saiba mais.