Fazer a boa gestão de uma organização e analisar a sua situação financeira é essencial para a saúde dos negócios. E uma ferramenta essencial para isso é o orçamento empresarial. Saiba mais sobre este documento com a CPA Prime Finanças.
O que é orçamento empresarial?
É uma ferramenta que reúne todas as despesas e receitas de uma empresa dentro de um determinado período que pode ser mensal, trimestral, semestral e anual, sendo este último o mais comum.
Todas as informações de receita e despesas são coletadas para que a organização possa, com base nestes dados, criar uma projeção futura dos seus números, planejando as próximas ações de forma estratégica.
Assim, o documento, também chamado de orçamento organizacional, visa fazer uma análise detalhada sobre os ativos e passivos de uma empresa. O objetivo desta ferramenta é ajudar os gestores a acompanharem indicadores como retorno de investimentos, oportunidades futuras de negócios e situações onde é possível gastar menos e lucrar mais.
Tipos de orçamento empresarial
Há diferentes tipos de orçamento que podem ajudar a fazer uma boa gestão financeira de sua empresa e cada um tem suas especificidades. Vamos conhecer os principais a seguir:
Orçamento histórico: utiliza os dados do período de exercício passado como base para criar uma projeção futura. Nesse sentido, são avaliados os custos, despesas e receitas de uma janela de tempo, estimando um índice para mais ou para menos de acordo com as metas futuras. É um dos modelos mais utilizados pelas empresas.
Orçamento base zero: este modelo prevê que cada área da empresa detalhe todos os seus gastos e faça um orçamento empresarial individual por setor de cada centro de custo. Uma das principais vantagens deste tipo de orçamento é que é elaborado pelos gestores do próprio setor, facilitando o levantamento e verificação dos dados.
Orçamento matricial: também chamado de gerenciamento matricial de despesas, é um modelo muito conhecido e aplicado. O orçamento matricial não centraliza custos e receitas, mas cruza esses dados, separando-os em dois grupos:
– pacotes: correspondem a grupos de investimentos da empresa, receitas, despesas e custos fixos e variáveis.
– entidades: também chamados de centros de c usto ou departamentos. São as divisões fiscais de uma organização.
Orçamento baseado em atividade: neste sistema são associados custos e atividades, de modo que as despesas fiquem agrupadas conforme o nível de atividades esperadas.
Portanto, é um modelo que depende da quantidade e dos tipos de atividades realizadas por uma empresa.
Orçamento contínuo: tem como objetivo aperfeiçoar os outros tipos de orçamento. Outra característica deste modelo é que as previsões são realizadas com mais frequência, ou seja, ele não é executado uma vez ao ano, mas ao longo dos meses de forma contínua, o que ajuda a manter os números e dados sempre atualizados.
Viu como o orçamento empresarial é uma importante ferramenta para ajudar na tomada de decisões financeiras? Quer ajuda para implementá-lo em sua empresa? Fale com a CPA Prime Finanças, nós oferecemos todos os serviços que envolvem um departamento financeiro e administrativo de forma prática e por um custo menor. Clique aqui e fale conosco!