maio 15, 2023

Valuation: como saber quanto vale a sua empresa?

valuation

Quando se trata de investimentos corporativos, existem diferentes técnicas utilizadas para se saber o valor de uma empresa. E esse dado não é importante somente para os investidores interessados em uma companhia, os empresários e gestores da empresa em questão também devem estar estar completamente envolvidos neste processo. Neste conteúdo da CPA Prime Finanças, você vai entender como é feito o valuation, uma forma de se calcular o valor de uma empresa. Leia o artigo na íntegra!

 

Entenda o que é valuation

O termo corresponde ao valor econômico-financeiro estabelecido para uma companhia. Logo, chamamos de valuation o método que tem como finalidade definir qual o valor de mercado de uma empresa.

Para isso, são adotadas algumas metodologias quantitativas. Mas não só dados numéricos são aplicados para encontrar este valor. São considerados também outros aspectos como, por exemplo, relacionamento da empresa com os clientes, capital intelectual (soma do capital humano e capital estrutural), imagem da marca no mercado, entre outros.

É comum que o valuation seja determinado por investidores, mas também é possível que a própria companhia o faça. Porém, vale destacar que, embora sejam uma boa referência, esses valores não são necessariamente exatos. Justamente por haver diferentes meios de se chegar este valor, muitos especialistas tendem a discordar sobre a sua precisão.

Alguns dos desafios para encontrar um valuation exato podem também estar relacionados a problemas aos quais a empresa esteja exposta, como a perda de clientes, desvalorização no mercado e imprevistos que podem ocorrer a qualquer momento.

 

Valuation: por que é importante conhecê-lo?

O valor de uma empresa é uma informação fundamental para que os envolvidos, seja o próprio empresário ou gestores , além dos investidores interessados conheçam quais fatores mais a valorizam ou desvalorizam. Tanto que, ao identificar aspectos negativos da companhia, é possível corrigir esses  processos tendo em vista aumentar o seu valor.

Além disso, ao saber o valor real de uma empresa, você pode renegociar a fatia societária de quem está investindo.

Por fim, o valuation de uma empresa pode mudar ao longo do tempo e ela ter mais valor de mercado. Tudo vai depender de quais estratégias serão adotadas na hora de corrigir as deficiências identificadas no caminho.

 

Como calcular o valuation?

Agora que sabemos a importância desse cálculo, é hora de entender na prática como fazer. E existem três principais formas. Entenda a definição de cada uma a seguir:

– Renda / Fluxo de Caixa Descontado: nesse cenário, são trazidos para o presente os fluxos de caixa futuros. Esse é o método mais aplicado por investidores.

– Pelo mercado (Cotação ou múltiplos): empresas de capital aberto têm seu valor conhecido, ou seja, a soma do valor de suas ações.

Empresas de capital fechado ou aberto podem ter seus valores comparados a parâmetros como EBITDA, lucro e lucro operacional. Assim, o quociente entre o parâmetro e o valor da empresa é chamado de múltiplo.

– Pelos ativos (valor contábil ou valor de liquidação): essa técnica é mais direcionada a empresas que estejam em dificuldade. Nesses casos, o valor calculado com base nos dois modelos anteriores é menor que seu patrimônio contábil ou valor de liquidação, de modo que esse deverá ser o valuation considerado.

 

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